A importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil

Brincar é um direito da criança  reconhecido pelo ECA - Estatuto da Criança e Adolescente


Brincar é um direito da criança  reconhecido pelo ECA - Estatuto da Criança e Adolescente

Brincar é o principal veículo para o desenvolvimento infantil. Quando as crianças brincam, elas estão desenvolvendo habilidades em todas as áreas do desenvolvimento: cognitivas, físicas, de comunicação e sociais/emocionais. Através da brincadeira, elas reforçam essas habilidades de uma forma única.

Além disso, brincar promove hábitos saudáveis ao envolver ativamente as crianças ao mundo ao seu redor, podemos evitar problemas de saúde, como a obesidade infantil, por exemplo. Brincar permite que as crianças superem a ansiedade e medos, pois, elas experimentam novas ideias e fazem conexões com suas experiências anteriores. Nas brincadeiras, as crianças tomam suas próprias decisões e começam a fazer conexões entre suas escolhas e as consequências destas.

Brincar estimula o desenvolvimento do autocontrole, habilidade fundamental para a vida adulta. As crianças brincam porque têm um desejo profundo de compreender o mundo e brincar oferece oportunidades para que elas consigam regular seus sentimentos, lidar com a frustração e se relacionar com os outros. Brincar faz com que a criança desenvolva a atenção plena, além de se sentirem seguras e protegidas para experimentar novas experiências. À medida que as crianças se envolvem nas brincadeiras, elas adquirem a capacidade de estar presentes no que estão fazendo.


Como estimular as brincadeiras em casa

As crianças precisam de tempos não programados para explorar e descobrir. A aprendizagem acontece de maneira mais eficaz quando o brincar é livre, o que estimula a criatividade e a imaginação. Materiais como blocos de montar, areia, água, carrinhos de mão, pás e bolas são facilmente encontrados em casa e podem se transformar em várias brincadeiras. 

Às vezes, o propósito das brincadeiras das crianças é claro, outras, é preciso dar oportunidade para que usem a imaginação e a criatividade. Um pedaço de pau, por exemplo, pode se tornar uma varinha mágica, um bloco de madeira, uma cidade para seus bonecos, e assim por diante.

O brincar livre das crianças pode ser muito proveitoso com a presença dos pais, com isso, reserve um momento do seu dia para passar um tempo de qualidade para brincar com seu filho e fazer o que ele deseja. Deixe ele definir a brincadeira e embarque nesta aventura com ele.

Sua presença permite que outro nível de jogo aconteça, isso porque, as crianças precisam da atenção dos pais. Pode ser que nas brincadeiras eles falem sobre as dificuldades que estão passando, como uma situação difícil com um amigo ou até mesmo se sintam encorajados a tentar algo novo e desafiador.

Você também pode ajudar a orientar as brincadeiras do seu filho e incentivá-lo a interagir com outras crianças, encorajando jogos em equipe e colaborativos. E é exatamente isso que a equipe do PIM - Primeira Infância Melhor, faz todas as semanas, realiza atividades lúdicas com as crianças atendidas, bem como seus cuidadores.