UM SONHO POSSÍVEL

Rondaltense com deficiência visual total ganhará óculos tecnológico que permite visualizar rostos e bengala com sensores


Na manhã desta terça-feira, 11, Thalia Ferreira e seus pais, Neodete de Conto e Adão Ferreira, estiveram no gabinete do prefeito Marcos Beux para receberem uma excelente notícia da primeira dama do município de Ronda Alta, a professora Ezequiela Ferronato Beux. 

A jovem Thalia, que desde os seus cinco anos possui deficiência visual total, devido a hidrocefalia, procurou a primeira dama Ezequiela, que foi sua professora no ensino médio, onde construíram um laço muito especial, para solicitar auxílio a fim de conseguir viabilizar a compra de um óculos OrCam MyEye 2 e uma Bengala Inteligente WeWALK, dois dispositivos tecnológicos que são capazes de deixar a vida social mais facilitada e independente, proporcionando inclusão e autossuficiência para o indivíduo, e com isso, uma melhor qualidade de vida. 

A primeira dama Ezequiela prontamente buscou formas de conseguir recursos para que os dispositivos fossem adquiridos. Sendo assim, a primeira dama entrou em contato com o deputado federal Luciano Azevedo - PSD, onde conseguiu recursos para efetivar a compra dos óculos e da bengala. “Enquanto professora, sabemos a importância de poder fazer a diferença na vida de cada um, assim como, enquanto primeira dama, temos a necessidade de estar fazendo além daquilo que se espera de uma gestão”, salienta Ezequiela, lembrando que o lema da Administração Municipal é “Cuidar das Pessoas” e essa é uma das grandes missões dos atuais administradores.  

Além do prefeito Marcos Miguel Beux e do vice Jackson Bertocchi, também estiveram presentes na ocasião o secretário da Saúde Nédio Antonio Valduga, que receberá o recurso para a Thalia através de sua secretaria, e o secretário de Infraestrutura Lucimar Cavalheiro, que fundou o partido do deputado federal Luciano Azevedo, o PSD, no município de Ronda Alta, onde o presidente atual é Delton Antonio Arsego. Os Secretários Municipais enfatizaram a importância desta ação para proporcionar à jovem rondaltense um bem-estar maior. 

Com a palavra, o prefeito Marcos, que já conhece toda história de vida de Thalia, lembrou da época em que era secretário adjunto da Secretaria de Saúde, onde muitas vezes, além de encaminhar a jovem para os serviços de assistência médica, também a levou para fazer exames, consultas e cirurgias na cidade de Passo Fundo e com isso, pode acompanhar um pouco da trajetória e superação de Thalia, que é motivo de muito orgulho para o chefe do executivo. O vice Jackson também frisou a importância dos pais que possuem filhos especiais terem suas demandas atendidas, proporcionando mais autonomia, conforto e segurança tanto para os pais quanto para os próprios filhos.   

 

A família de Thalia, extremamente feliz e emocionada, agradeceu imensamente por sua solicitação ter sido atendida pela primeira dama e toda Administração e o recurso prontamente enviado pelo deputado federal Luciano Azevedo. 

A partir de agora irão ocorrer todos os trâmites legais, onde o próximo passo é realizar a pesquisa para que a Secretaria de Saúde possa adquirir os dispositivos de melhor qualidade, tudo sob o auxílio de Thalia, que é quem tem uma melhor compreensão de funcionalidade tanto do óculos quanto da bengala. O valor do recurso é alto, visto que são produtos novos que estão chegando agora no mercado e com particularidades que farão total diferença no dia a dia de Thalia, que, além de possuir deficiência visual total, é formada em Secretariado Executivo pela Universidade de Passo Fundo - UPF, e a vinda desse óculos e dessa bengala poderá contribuir para que Thalia se coloque no mercado de trabalho.

A primeira dama Ezequiela, o prefeito Marcos, o vice Jackson, os Secretários Municipais e a família de Thalia agradecem imensamente o deputado federal Luciano Azevedo - PSD, de Passo Fundo, que atendeu de imediato a demanda da primeira dama e logo destinou o recurso para a aquisição dos dispositivos que irão mudar completamente a vida da jovem Thalia. 

O desejo da Administração é continuar chegando a todas as pessoas, de uma forma ou de outra, sempre contribuindo e melhorando, sabendo que nem sempre é possível que as demandas sejam atendidas exatamente no momento da solicitação, porém, a vontade de realizar sonhos e auxiliar na melhora de vida dos munícipes é o objetivo principal e aos poucos todos serão atendidos. 

Conheça um pouco da história de Thalia

Thalia Ferreira é uma jovem de 25 anos que perdeu sua visão quando ainda era uma criança. Aos cinco anos, Thalia recebeu o diagnóstico de hidrocefalia e a partir daquele dia sua vida mudou completamente. Foram exames atrás de exames e diversas cirurgias, totalizando 26, porém, nada foi capaz de salvar sua visão. Com uma rede de apoio extraordinária, a jovem foi se adaptando a sua nova rotina e então, voltou a estudar. 

A tecnologia sempre foi uma grande aliada de Thalia, aumentando sua qualidade intelectual e independência e junto com sua dedicação e persistência, ela concluiu os estudos e iniciou sua jornada na faculdade, onde fez bacharel em Secretariado Executivo. No ano de 2021 Thalia realizou seu  estágio na Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Ronda Alta, onde se mostrou uma excelente profissional e foi bastante elogiada por toda equipe da SMED.

“Para melhorar a minha realidade e poder contribuir com uma empresa futuramente, seria muito importante ter esse óculos, afinal, ele tornaria meu acesso a documentos, livros, rótulos de mercadorias, por exemplo, muito mais fácil. Outra tecnologia essencial para a minha independência é a bengala automatizada, a qual oferece mais segurança à pessoa cega”, esclarece Thalia. A bengala possui sensores que vibram quando há obstáculos em volta do PCD, além de também conseguir detectar obstáculos acima da cintura, evitando que pessoas como a Thalia, se choquem com barreiras na altura do rosto.

Conheça o OrCam MyEye 2 e a bengala inteligente WeWALK

O OrCam MyEye 2. é o dispositivo de tecnologia assistiva vestível mais avançado do mundo para pessoas com deficiência visual ou com dificuldade de leitura que permite a crianças, adultos e idosos lerem textos impressos ou digitais, de perto ou de longe, em duas línguas: português ou inglês, em diversas velocidades. Além disso, ele reconhece: rostos, produtos, cores, cédulas de dinheiro e muito mais, tudo em tempo real. Funciona em qualquer lugar e não requer conexão com a internet.

A bengala WeWALK foi pensada diretamente no dia a dia das pessoas com deficiências visuais. Por exemplo, ela faz conexão com a internet e utiliza sensores e dados do próprio Google Maps para compreender os arredores e avisar sobre os obstáculos.