INICIAM AS ATIVIDADES DO PRIMEIRA INFÂNCIA MELHOR - PIM


Na última quinta-feira, 01 de junho, o prefeito em exercício, Jackson Luis Bertocchi, o secretário de Saúde, Nédio Antonio Valduga e Luciana Moraes, estiveram reunidos na sala do PIM, junto à Secretaria de Saúde, para tratar do retorno das atividades do Primeira Infância Melhor - PIM, no município de Ronda Alta.
 
Participaram da reunião o Grupo Técnico Municipal - GTM formado pela enfermeira Joice de Fatima Macoski, professora Catia Strada Frai, assistente social Keli Casonatto, bem como a monitora do PIM, Elaine A. Flor Mazutti e as visitadoras do PIM, Amelia Caroline Pavão, Claudia Maria de Almeida, Elisete Adriela Celer, Marina Bosa Gadini e Pamela Zaffari Arsego.
 
De acordo com a Secretaria de Saúde, durante esta semana as visitadoras receberão treinamento, e em seguida, a equipe começará a fazer a busca ativa das famílias.
 
SOBRE O PIM

Os atendimentos do PIM ocorrem por meio de visitas domiciliares e atividades em grupo realizados periodicamente a famílias com gestantes e crianças menores de seis anos. Em alguns casos excepcionais, o atendimento às famílias pode ser feito de forma híbrida associando visitas presenciais e remotas.

As ações têm como foco a promoção do desenvolvimento integral infantil, da parentalidade positiva, bem como a identificação de potencialidades e necessidades das famílias que devem ser articuladas em rede, visando a integralidade do cuidado.

A participação das famílias é voluntária e ocorre mediante convite e ciência dos objetivos e das ações que serão desenvolvidas. A data e horário dos atendimentos devem ser acordados, considerando o melhor interesse da família. Caso queira desligar-se do PIM, a família não sofrerá nenhum prejuízo no recebimento de benefícios socioassistenciais.

Os atendimentos são planejados a partir do Plano Singular de Atendimento, construído em diálogo permanente com a família e com os profissionais da rede de serviços que realizam seu acompanhamento, onde é possível reconhecer as especificidades de cada família e traçar as ações a serem desenvolvidas. Buscam desenvolver conhecimentos de saúde, educação, cultura e desenvolvimento social e utilizam a ludicidade como uma abordagem que incorpora brincadeiras e jogos e valoriza o potencial brincante das crianças e famílias nos processos de ensino e aprendizagem.

A política dispõe de guias de orientação, instrumentos e formações que apoiam o visitador no planejamento e execução dos atendimentos, além do suporte permanente do GTM, Monitores e Supervisores.