Secretaria Municipal de Saúde alerta para cuidados redobrados de prevenção à dengue

No momento ainda não há casos de dengue no município


Informações importantes para a população de Ronda Alta:
 
A Secretaria de Saúde emite alerta de cuidados e prevenção redobrados, pois, nas regiões próximas ao município está ocorrendo um grande surto de dengue. No momento não há nenhum caso de dengue em Ronda Alta, porém, é fundamental que a população tome todos os cuidados necessários para evitar a doença. Lembrando que os sintomas da dengue são muito parecidos com os sintomas da COVID-19.
 
A Vigilância Epidemiológica salienta que há quatro tipos de dengue: DEN 1, DEN 2, DEN 3, DEN 4, sendo que a mais perigosa é a dengue hemorrágica, que pode levar à morte. A equipe epidemiológica pede para aqueles que forem se deslocar a outros municípios, que façam uso do anti-repelente.
 
O vírus é transmitido pela picada do monitor da espécie, Aedes aegypti, onde a transmissão ocorre nas horas menos quentes do dia, como no início da manhã ou no fim da tarde, principalmente em locais mais quentes e com umidade elevada que tenha condições favoráveis no desenvolvimento dos ovos.
 
É possível evitar a transmissão da dengue ao adotar todas as medidas que ajudam a prevenir o desenvolvimento do mosquito, e, consequentemente, a doença. A Secretaria de Saúde enfatiza os seguintes cuidados: Virar garrafas com a boca para baixo, guardar pneus abrigados da chuva, pois são ambientes perfeitos para o desenvolvimento do mosquito, cobrir sempre as caixas d'água, manter os quintais sempre limpos e sem poças de água parada, cobrir piscinas, não deixar recipientes que contenham água sem tampar, cuidar para não deixar água acumuladas nas calhas.