Campanha de conscientização do Outubro Rosa e Novembro Azul foi intensificada pela Secretaria de Saúde de Ronda Alta

Neste mês está acontecendo a campanha de prevenção e conscientização para o diagnóstico e tratamento precoce do HIV

Outubro Rosa e Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Ronda Alta. Seu objetivo principal é alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, tanto do câncer de mama, quanto do câncer de colo uterino. Já para os homens, a campanha do Novembro Azul alerta sobre diversas doenças, dando maior ênfase ao câncer de próstata.

Preocupados com a saúde e bem-estar da população rondaltense, a Secretaria Municipal de Saúde através da Administração Municipal de Ronda Alta, intensificou nos meses de outubro e novembro, atividades de prevenção e promoção da saúde. Diante disso, em outubro foram realizadas 297 coletas de exames preventivos de câncer de colo uterino, e solicitadas cerca de 275 mamografias, as quais estão sendo marcadas conforme disponibilidade da agenda. Já no mês de novembro, foram realizados 300 exames de PSA (exame de próstata).

Lembrando que neste mês de dezembro, a Secretaria de Saúde está realizando uma campanha de prevenção e conscientização para o diagnóstico e tratamento precoce do HIV. Os testes acontecerão todas às quintas-feiras, no período da manhã e tarde, sendo necessário agendamento prévio nas estratégias de saúde que cada munícipe pertence. O teste é rápido, seguro e gratuito.