Secretário de Saúde de Ronda Alta participa de reunião com os municípios da região Macro Norte em Saúde

Na quarta-feira, 29, o secretário de Saúde de Ronda Alta, Nédio Antonio Valduga e a servidora Adriana Kemmerich estiveram na URI, em Erechim, participando de uma importante reunião com os municípios da região Macro Norte em Saúde. Região formada por 6 Coordenadorias de Saúde, totalizando 147 Municípios.

O objetivo principal do encontro foi a construção de uma carta aberta para ser entregue a Secretaria de Estado da Saúde e Governo do Estado, a qual foi iniciada e organizada ainda em abril de 2023, sendo concluída e assinada por todos os entes no dia de ontem. A coordenação foi efetuada pelo Cosems - Conselho dos Secretários Municipais de Saúde, onde, nesta carta, destaca-se a situação de preocupação que todos municípios possuem quanto aos recursos investidos em Saúde. Exemplificando, a obrigação constitucional aos municípios é de 15% do total das receitas correntes líquidas e o aplicado no município de Ronda Alta e outros municípios supera 23%.

Diante disso, os municípios realizaram este pedido de ajuda para que o Estado do RS aumente os repasses em saúde, especialmente na atenção primária, no custeio de despesas que hoje estão sendo bancadas em um valor máximo pelas municipalidades. Todos os Estados estão fazendo ou já fizeram este mesmo movimento, objetivando a construção de um documento a ser entregue ao Ministério da Saúde. O financiamento em saúde deve com urgência ser melhorado para atender estas demandas essenciais e urgentes dos municípios e em especial dos munícipes.

Também participaram da reunião as Coordenadorias de Saúde, Municípios, representantes de Saúde do Estado e do Ministério da Saúde.