Secretaria de Saúde promove palestra sobre diabetes mellitus

Dentro da programação do Novembro Azul, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde promoveu, na manhã desta terça-feira, 21, importante palestra sobre o diabetes mellitus.

Na abertura do evento se pronunciaram o prefeito Marcos Miguel Beux e o secretário da Saúde Nédio Antônio Valduga, ambos enaltecendo a importância da prevenção. O prefeito Marcos agradeceu a presença de todos e destacou o importante trabalho desenvolvido pela equipe de Saúde. Já o secretário disse, ainda, que com o início dos trabalhos dos agentes comunitários de saúde, ficará mais fácil uma abordagem entre as famílias.

A palestrante Dra. Maisa Facchi iniciou sua fala enumerando o crescente número de pessoas que têm a doença, frisando que a cada cinco segundos morre alguém no mundo vítima da doença.

SOBRE O DIABETES

É uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.