Encerramento do VIVENCER de Férias proporciona alegria e momentos inesquecíveis ao grupo

O principal objetivo do VIVENCER de Férias de 2023 foi oportunizar as crianças a conhecerem e explorarem paisagens

O VIVENCER de Férias chegou ao fim, mas as lembranças de todos os momentos incríveis vividos no mês de janeiro vão permanecer na memória das crianças que fizeram parte de mais uma etapa deste lindo projeto. Com este trabalho, a equipe do CRAS enfatiza que o principal objetivo do VIVENCER de Férias de 2023 foi oportunizar as crianças a conhecerem e explorarem paisagens naturais que sejam próximas a realidade deles; reforçar que belas paisagens podem ser encontradas no nosso próprio município e arredores, para valorizar e incentivar o apreço pelo lugar em que se vive; ampliar o repertório cultural e o conhecimento de novos ambientes; proporcionar a autonomia das crianças frente a locais diferentes; incitar o contato com a natureza e favorecer a interação entre os pares.

Diante disso, o CRAS organizou alguns passeios para o grupo do VIVENCER de Férias: o primeiro aconteceu no dia 06 de janeiro de 2023, no bosque situado na linha Bela Vista. O segundo passeio foi realizado no dia 13 de janeiro, onde as crianças visitaram a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, situada na linha Divisória. No dia 20 de janeiro, o grupo visitou o Passo da Entrada. E, o último passeio aconteceu no dia 27 de janeiro, no Sítio Águas Claras, em Sarandi, local onde o grupo experimentou novas aventuras, muita conexão e superação de medos, fazendo com que o momento fosse extremamente especial e inesquecível. Na chegada, o grupo foi recebido pelos responsáveis do Sítio com diversas opções de entretenimento, como, por exemplo: vôlei, futebol, bocha, Slackline, balanços, frescobol, pula-pula, tirolesa e acesso ao riacho, onde puderam experienciar uma trilha molhada, estabelecendo contato direto com a natureza.

Além disso, puderam confraternizar no FirePit, um espaço especial para socializar ao redor da fogueira, com chaises suspensos e balanços. Ainda mais, as crianças e adolescentes foram orientados sobre as interações possíveis no ambiente, sobre a preservação da vegetação, o cuidado com o lixo e a sua devida separação e sobre as formas alternativas de buscar o bem-estar e a qualidade de vida.

De acordo com a equipe do CRAS, além de oportunizar momentos de lazer e interatividade, os passeios também incluíram objetivos pedagógicos, durante os quais, todas as atividades desenvolvidas tiveram um teor educativo, promovendo estudos do meio o que proporciona a construção de novas aprendizagens, ampliando o repertório cultural e a autonomia das crianças em experienciar novos ambientes.

O passeio realizado na última sexta-feira (27) tornou-se uma experiência fantástica para as crianças, onde elas vivenciaram cada momento com a mais extrema empolgação e alegria, resultando em falas como: “Foi o melhor dia da minha vida”; “Foi o melhor passeio que já fizemos”; “É o melhor passeio da vida”; “Se não fosse o CRAS eu nunca viria aqui”; “Neste passeio eu consegui superar meus medos”; “Eu queria que o CRAS continuasse para sempre”.

Os pais dos pequenos também se emocionaram com a forma como as crianças se divertiram e aproveitaram o local e agradeceram imensamente a equipe por proporcionarem momentos tão diferentes e essenciais aos seus filhos.