Atendimento à Pessoa com Deficiência em Ronda Alta

Todos os meses são organizadas atividades com o objetivo de fortalecer o empoderamento das capacidades


A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) conduzem um Grupo de Convivência de Pessoas com Deficiência (PCDs). Por conta dos cuidados relativos ao momento pandêmico, o grupo está desenvolvendo várias atividades de forma remota.
 
No trabalho desenvolvido, é entendido que ser portador de uma deficiência não é uma forma de exclusão social, pelo contrário, é um motivo a mais para receber uma atenção e um carinho único do CRAS. Por isso, todos os meses são organizadas atividades com o objetivo de fortalecer o empoderamento das capacidades e melhorar a qualidade de vida, as quais estão sendo entregues nas residências dos participantes, como forma de contribuir para o entretenimento dos participantes e seus familiares.
 
Nestes últimos meses do ano de 2021, foram visitados os dezesseis membros que integram as atividades do grupo e entregue a eles enfeites de Natal e um pinheiro para que pudessem montá-lo junto com sua família. Também, foi entregue um jogo da velha (que resgatou a história do jogo, suas regras e dicas de estratégias) bolachas natalinas, chocolates e um cartão, paralelamente as felicitações da equipe para o próximo ano e votos de fortalecimento de vínculos afetivos, celebrando o momento prosaico de datas comemorativas e união familiar.