AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE COMEÇAM A SER CHAMADOS

A Administração Municipal de Ronda Alta iniciou nesta semana o credenciamento dos novos ACS – Agentes Comunitários de Saúde, aprovados em recente concurso público. Conforme o secretário de Saúde Nédio Antônio Valduga, inicialmente deverão assumir o cargo seis agentes na Estratégia I, seis na Estratégia II, dois na Estratégia III e dois na Estratégia IV.
Para o prefeito Marcos Miguel Beux, a retomada deste programa é de fundamental importância para o município, pois estes profissionais são a ligação das famílias em todo território do município, trazendo informações diárias do que acontece em cada canto.
Sobre o PACS
O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), criado oficialmente em 1991, pelo Ministério da Saúde (MS), é resultante de uma série de iniciativas que há décadas vinham sendo desenvolvidas em vários municípios brasileiros.
Em 1994, nasce o Programa Saúde da Família (PSF), com a finalidade de fortalecer o PACS, e estruturar um novo modelo de atenção integral à saúde, tendo como base organizativa a Atenção Primaria à Saúde, como o primeiro ponto de uma Rede Integrada de Saúde, nos sistemas municipais de saúde, cujas ações centrais eram a prevenção e promoção da saúde em territórios a esses profissionais vinculados, o mais próximo possível dos indivíduos, famílias e comunidades.
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), trabalhadores exclusivos do SUS, como educadores em saúde, têm como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, a partir dos referenciais da Educação Popular em Saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS que normatizam a saúde preventiva e a atenção básica em saúde, com objetivo de ampliar o acesso da comunidade assistida às ações e aos serviços de informação, de saúde, de promoção social e de proteção da cidadania.