Secretaria de Saúde promove palestra sobre o Novembro Azul

No último sábado, 12, a Administração Municipal de Ronda Alta, através da Secretaria de Saúde, realizou uma palestra alusiva ao Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata. O intuito do evento era conscientizar o público masculino sobre a importância de fazer os exames preventivos e jamais negligenciar a própria saúde.

A palestra foi ministrada pelo Dr. Paulo Machado, que falou sobre a saúde dos homens, em específico o diagnóstico do câncer de próstata, os sinais, sintomas e a prevenção desta doença. Além do prefeito Marcos Miguel Beux e do secretário de Saúde Nédio Antônio Valduga, também estiveram presentes na ocasião o secretário da Fazenda e Planejamento, Osmar Raimondi, a secretária de Educação e Desporto, Andréia Scarpin Noetzold e a Vigilância Epidemiológica.

De acordo com a Secretaria de Saúde, cerca de 95 participantes participaram do evento, onde, além de orientações e esclarecimentos, os homens também receberam um passaporte para realizar gratuitamente os exames de PSA nos laboratórios do município. Aqueles que não conseguiram participar do evento podem procurar suas unidades de saúde e retirar o pedido para o exame de PSA.

Sobre o Novembro Azul

Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre as doenças masculinas, em especial a prevenção do câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Cerca de 42 homens morrem diariamente em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença. De acordo com o Inca, foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019.

Dois exames iniciais são fundamentais para o diagnóstico da doença: o exame de sangue, através do Antígeno Prostático Específico (PSA), e o exame de toque retal, ambos cobertos pelos planos de saúde. Esses exames, quando associados, podem dar uma segurança de cerca de 90% ou mais, auxiliando no diagnóstico precoce da doença.

Informações: Instituto Nacional de Câncer (Inca)