ESFs de Ronda Alta promovem “Dia D” de ações referentes ao Outubro Rosa

As ESFs - Unidades de Estratégia Saúde da Família realizaram no último sábado, 08, o “Dia D” da campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação aconteceu na ESF1, ESF2 e ESF3 e contou com coletas de CP, pedidos de exames de mamografia e orientações sobre a saúde da mulher. Na Policlínica também foi realizada a atualização da carteirinha de vacinas e vacinação contra poliomielite e Covid-19.

O Dia D ocorre para facilitar o acesso de todas as mulheres que não conseguem se deslocar até as estratégias durante a semana. Os exames preventivos foram feitos mediante agendamento para proporcionar um espaço mais agradável e acolhedor neste dia especial de cuidado às mulheres do município de Ronda Alta. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou lembrancinhas para todas as mulheres que participaram do Dia D e também àquelas que buscarem os serviços de saúde no mês de outubro.

Na ESF1 foram realizadas 25 coletas de CP e 16 mamografias, e na Policlínica, cerca de 20 doses de vacina de rotina, 10 doses da vacina contra Covid-19 e 5 vacinas de poliomielite. Na ESF2 foram 22 coletas de exames citopatológicos (preventivos) e solicitados 14 pedidos de mamografias, onde as coletas já foram entregues para envio ao laboratório na manhã desta segunda-feira, 10. Já a ESF3 realizou cerca de 20 atendimentos, entre eles, coleta de exames citopatológicos, mamografias de rastreamento, saúde sexual e reprodutiva da mulher, além de orientações gerais a respeito da prevenção da saúde da mulher. A equipe da ESF3 ressalta que a campanha continua durante todo o mês de outubro com agendamento nas terças e quintas para coleta de exames citopatológicos e solicitação de mamografia para rastreamento e prevenção de câncer de mama. E após a campanha, os exames seguem sendo realizados semanalmente na terça-feira durante todo o ano. Também é possível realizar testes rápidos de Hepatites B e C, Sífilis e HIV, que podem ser agendados na estratégia. Lembrando que todos os agendamentos podem ser feitos por ligação ou via WhatsApp.

Durante o mês de outubro todas as ESFs estarão fornecendo pedidos para o exame de mamografia e realizando coleta de CP com agendamento prévio em suas unidades de saúde. As ESFs agradecem a todas as mulheres que participaram do " Dia D" e convidam as demais mulheres que desejam realizar o exame preventivo e de mamografia.
Basta ligar e agendar:

ESF1 - (54) 9 9658-5175