A doação se sangue é um ato de amor e pode salvar vidas

Seja um doador


No dia 14 de junho é comemorado o “Dia Mundial do Doador de Sangue”, com isso, a Secretaria Municipal de Saúde preparou um material informativo a respeito desta importante ação que salva muitas vidas diariamente.
 
A doação de sangue é um gesto solidário, onde você doa uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. Além disso, o sangue é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves, como Falciforme e Talassemia, possam viver por mais tempo e com mais qualidade de vida. O sangue também é de vital importância para tratar feridos em situação de emergência e calamidades. Uma única doação pode salvar até quatro vidas.
 
O sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver, por isso, a Secretaria de Saúde de Ronda Alta, assim como o Ministério da Saúde, reforçam a importância das pessoas adotarem a cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue. O objetivo é manter os estoques sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando algum conhecido precisar. Para a população de Ronda Alta, a referência para doação de sangue é o Hemopasso, em Passo Fundo, onde é necessário realizar o agendamento pelo telefone (54) 3311-5555.
 
De acordo com a equipe do Hemopasso, são atendidos cerca de 50 hospitais e 60 municípios, e de todas as doações recebidas, 90% são de pessoas que doam sangue para reposição em nome de algum paciente e apenas 10% são doações voluntárias, que vão para o estoque. No município de Ronda Alta, entre os hospitais ATRA e Associação Hospitalar, são utilizadas cerca de 20 bolsas de sangue por mês.
 
Pensando em fortalecer a cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue, a Secretaria de Saúde de Ronda Alta está organizando um dia para levar os munícipes interessados até o Hemopasso realizar esta ação, basta ligar na Policlínica, no telefone (54) 3364-1088, passar o nome completo e telefone para as recepcionistas.
 
Agora que você entende a importância deste ato de solidariedade, faça a sua parte, vá até o hemocentro mais próximo e doe sangue regularmente. Vidas dependem de você!