Laboratório Municipal de Ronda Alta recebe certificado do Programa Nacional de Controle de Qualidade

Profissionais mostram que realizam excelente trabalho

Tendo em vista a importância do padrão de qualidade de produtos e serviços prestados pelos Laboratórios, foi criado o Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), o maior provedor de Ensaios de Proficiência do país, que mensalmente envia a todos os laboratórios participantes do programa, amostras-controle para serem analisadas e em seguida, encaminhadas novamente ao PNCQ.

Assim, o PNCQ recebe as amostras e realiza a avaliação das informações do grau de desempenho analítico de um laboratório em comparação aos demais laboratórios participantes do programa, onde é possível ver a precisão e exatidão do resultado de cada amostra.

Os laboratórios clínicos com controle interno de qualidade e que participam de um sistema de avaliação externa podem, constantemente, melhorar a qualidade dos seus produtos e serviços, além de confirmar o quão confiáveis são. Esse processo acontece por um ano, onde todos os meses os laboratórios devem apresentar amostras com resultados excelentes para receber certificado.

Sendo assim, o Laboratório Municipal de Ronda Alta, participante do PNCQ,  recebeu  no dia 2 de janeiro de 2022, o certificado do Programa Nacional de Controle de Qualidade, confirmando por todos os meses, em 2021, alcançou um excelente desempenho nas análises das amostras-controle.

É gratificante para a Administração Municipal de Ronda Alta contar com profissionais tão responsáveis e eficientes, que diariamente mostram o seu valor e sua capacidade.