Executivo recebe dirigentes dos hospitais do município

Encontro busca viabilizar recursos para os hospitais

O prefeito Marcos Miguel Beux e vice Jackson Luis Berticchi receberam na manhã desta segunda-feira, na sala dos Conselhos, os dirigentes dos dois hospitais do município, Severino Balbinot, da ATRA e Rosi Fachi, da AHRA. O encontro foi uma solicitação de uma comissão de vereadores criada pelo Legislativo, com o objetivo de buscar recursos para as referidas casas hospitalares fazerem frente às despesas ocasionadas pelas internações da Covid. Participaram do encontro o presidente do Legislativo, Silvanio Lucca e os vereadores Edivan Lunardi, Juliano Perego, Lizane Graciolli Pandolfi e Vitor Cavazini.

Na oportunidade os representantes dos hospitais levaram ao Executivo a preocupação com o aumento das despesas decorrentes das internações, informando que em alguns casos os gastos são elevadíssimos e o repasse do SUS, em média de R$ 1.200 por paciente, não é suficiente para cobrir as despesas. Foi dito que alguns municípios como Pontão e Três Palmeiras já estão contribuindo com R$ 500,00 por paciente internado, valor que ajuda significativamente.

O prefeito Marcos e o vice Jackson, inicialmente, parabenizaram os dois hospitais pelo trabalho que vêm desenvolvendo no município e que hoje são referência na região. Marcos salientou que o sistema municipal de saúde é a porta de entrada dos pacientes que posteriormente são encaminhados, se necessário, para o atendimento hospitalar. Desta forma, os gastos também são elevados, dadas as circunstâncias que o Brasil atravessa. Ainda assim, disse que vai se reunir com o secretário da Saúde Paulo Fernandes e posteriormente elaborar um projeto que deverá ser encaminhado à Câmara para apreciação dos edis.

A reunião foi extremamente importante e mostra a preocupação de todos – vereadores, dirigentes dos hospitais e os chefes do Executivo – diante de uma situação que precisa de solução. Antes do encerramento Marcos ainda ponderou que em 2020, quando o Estado estava em bandeira laranja, os municípios receberam um bom volume de recursos. Em 2021, mesmo com bandeira preta, não foi repassado nada. “Fico muito triste quando vejo no Orçamento da União, recentemente aprovado, a saúde ficar em 4º lugar, quando deveria estar no topo da lista”, disse o prefeito.