Comitê municipal vai endurecer as regras de distanciamento e prevenção em Ronda Alta

Medida visa conter o avanço do contágio da Covid-19

O COE – Centro Operacional de Emergência responsável pelas medidas de enfrentamento à Covid em Ronda Alta esteve reunido na tarde desta terça-feira, junto à sala de reuniões da Policlínica, para discutir algumas medidas que se fazem necessárias neste momento de incertezas quanto à evolução do contágio.

A reunião foi solicitada pelo prefeito municipal Marcos Miguel Beux e pelo vice-prefeito Jackson Luis Bertocchi, bem como pelo secretário da Saúde Paulo Fernandes, levando-se em conta principalmente o avanço da doença em municípios vizinhos e no estado de Santa Catarina, notadamente na cidade de Chapecó, que se encontra em colapso na saúde pública.

Participaram do encontro os médicos Dr. Paulo Machado e Dr. Paulo Cavalheiro, além das enfermeiras Carina Satto Tocolini e Ana Márcia Celso, bem como a biomédica Marina Martinelli. Durante as discussões, evidenciou-se a preocupação com o que vem ocorrendo em municípios da região e o arrefecimento dos cuidados por parte da comunidade como um todo. Não há dúvidas que a população está despreocupada com o que vem ocorrendo e há a necessidade de tomar novas medidas para que o pior não aconteça.

Entre as medidas que serão adotadas a partir de agora será o retorno do município ao protocolo de BANDEIRA VERMELHA nos próximos dias, ainda que Ronda Alta esteja no sistema de cogestão. Assim sendo, os fiscais da Prefeitura estarão percorrendo os estabelecimentos comerciais informando sobre as medidas e solicitando o empenho de todos para frear esta nova onda do vírus.

A grande preocupação do COE é a presença de rondaltenses em festas promovidas na região. Um vídeo foi mostrado na reunião, onde aparecem jovens se divertindo sem proteção nenhuma, podendo facilmente pegar o vírus e repassar para suas famílias e as empresas onde trabalham. É uma grande irresponsabilidade que pode custar a vida das pessoas, ponderam os gestores do município.

Um novo Decreto será baixado nas próximas horas, estabelecendo as normas que deverão ser obedecidas, sob pena de multa.