Como estimular a linguagem das crianças durante a pandemia.

Sugestões de atividades para realizar em casa.

Linguagem é a forma pela qual comunicamos nossas ideias e sentimentos, seja por meio da fala, da escrita, de gestos ou expressões.

A aquisição da linguagem depende de fatores neurobiológicos adequados e de qualidade de estímulos do meio onde a criança vive e das pessoas que convivem com ela. Por isso é importante estimular a linguagem desde os primeiros meses de vida.

Com o isolamento social causado pela pandemia as crianças ficaram distantes de muitas atividades de socialização e isso pode intervir na formação de sua linguagem.

Dessa forma, sempre que possível, aproveite o período de isolamento social para estimular a as crianças de seu convívio a melhorar sua fala e demais expressões .

0-12 meses:

Oferecer brinquedos coloridos e que façam diferentes sons como os chocalhos;

Conversar com o bebê, falar o nome dos objetos e das pessoas ao redor;

Nomear e mostrar as partes do corpo, pode ser na frente do espelho;

Falar com o bebê de maneira bem articulada para que ele possa prestar atenção nos movimentos da boca.

Brincar de “esconder e encontrar” pessoas e objetos.

1-2 anos:

Cantar músicas e contar histórias simples;

Nesta fase é normal que a criança fale errado, por isso você deve dar o modelo correto de fala, nunca repetir a palavra errada;

Oferecer brinquedos de encaixe, massa de modelar, giz de cera, etc;

Ensinar o nome e o som nas coisas. Ex: som dos animais;

Em vez de apontar, estimule a criança a pedir as coisas falando.

2-3 anos:

Brinque com a criança, estimule o “faz de conta” mas lembre-se que a brincadeira é mais importante que o brinquedo, muitas vezes não é necessário comprar os brinquedos mais caros, um potinho ou uma caixa para colocar coisas dentro já é suficiente.

Pedir para a criança falar os nomes de personagens de histórias preferidas;

Brincar de fazer caretas que mostram emoções e sentimentos e pedir para criança identificar e imitar. Ex.: triste, feliz, bravo, assustado, com medo, etc.

3-4 anos:

Nesta fase os erros da fala vão diminuindo gradativamente.

Faça perguntas sobre: Como foi o dia? Com quais amiguinhos brincou? Quais brinquedos?

Durante a brincadeira enfatizar a localização, tamanho e noções de tempo, conceitos como: dia e noite, em cima e em baixo, do lado, dentro e fora, grande e pequeno, comprido e curto, antes e depois, entre outros.

Utilizar músicas para cantar, dançar e fazer imitação de gestos.

4-5 anos:

Agora é importante desenvolver algumas habilidades auditivas e de consciência fonológica que preparam a criança para o aprendizado da linguagem escrita. Faça algumas brincadeiras como:

Telefone sem fio;

Brincar de falar palavras que começam com o mesmo som da primeira letra do seu nome. Ex.: Maria começa com “MA”, que outras palavras começam com esse mesmo som?

Brincar de rimas e parlendas;

Oferecer jogos como da memória e quebra-cabeça.

Independente da faixa etária, sempre elogie e incentive a criança, dê amor, carinho e atenção para que ela se sinta segura, principalmente em tempos de isolamento social em que as relações interpessoais das crianças se reduzem ao núcleo familiar.

Esses fatores são muito importantes para o desenvolvimento da linguagem.

Se estiver em dúvida ou suspeitar de alguma alteração ou problema de fala e linguagem do seu filho, procure a Secretaria Municipal de Saúde para atendimento com fonoaudiólogo, preferencialmente realizando agendamento por meio telefônico.