Outubro Rosa: atividades de prevenção estão sendo retomadas na Secretaria Municipal de Saúde.

FIQUE ATENTA À NECESSIDADE DE AGENDAMENTO

Coleta de exames preventivos e demais cuidados com a saúde da mulher

Durante o mês de outubro serão retomados e intensificados os trabalhos de prevenção e de cuidados com a saúde da mulher.

É de se destacar que a coleta de material para realização de exames preventivos, mamografias e os demais cuidados com a saúde da mulher, haviam sido interrompidos pela pandemia, mas agora esses exames devem ser retomados, tendo em vista que o câncer é uma doença que precisa de cuidados e a prevenção pode ser crucial para uma possível cura.

Contudo ainda enfrentamos a pandemia causada pela covis-19 e para que os atendimentos possam ocorres muitos cuidados devem ser observados.

As coletas do preventivo serão realizados APENAS MEDIANTE AGENDAMENTO e pedimos que as pacientes se dirijam até o local no horário agendado, pois não será necessário aguardar na fila, evitando a formação de aglomerações nas ESFs.

Ainda, as coletas serão realizadas em dias específicos em cada ESF, mas é preciso agendar a consulta, preferencialmente por meio telefônico evitando deslocamentos até as estratégias:

ESF 01 – Quinta-feira durante o dia todo, fone para agendamento: (54) 3364-1028

ESF 02 - Terça-feira pela manhã e quinta-feira a tarde, fone para agendamento: (54) 3364-2020

ESF 03 – Terça-feira a tarde e quinta-feira pela manhã, fone para agendamento: (54) 3364-1231

Dia do atendimento da Mulher

Durante o mês de outubro, em alusão a campanha Outubro Rosa realizada a nível nacional, cada ESF também terá um dia específico pra tratar da saúde da mulher de forma ampla, incluindo consultas médicas relacionadas a questões ginecológicas, consulta com nutricionista, consulta com psicólogos. Mas, novamente, essas consultas preferencialmente devem ser agendadas para evitar quaisquer aglomerações nos postos de atendimento de saúde.

Os dias de cada ESF são os seguintes:

ESF 01 – quarta-feira pela parte da tarde.

ESF 02 – quarta-feira pela parte da manhã

ESF 03 – quarta-feira pela parte da tarde.

Dia “D” (sábado dia 24/10)

Neste ano o dia “D” irá acontecer das 08h as 11h30min e das 13h as 17h do dia 24/10.

Contudo, nesse dia a prioridade é para as mulheres que trabalham durante a semana.

Além disso, o atendimento também deve ser agendado, preferencialmente por meio telefônico.

A Secretaria Municipal de saúde pede a colaboração de todas para que realizem o agendamento e comparecem apenas no horário agendado, pois precisamos manter os cuidados de prevenção a covid-19.

É importante destacar que todos os anos essas atividades acontecem, porém nesse ano é preciso conciliar a prevenção ao câncer de colo de útero e de mama com a prevenção ao coronavírus, por isso agradecemos a compreensão de todas e pedimos a colaboração para que o fluxo de atendimento possa acontecer som a ocorrência de aglomerações.