Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) entrega título de propriedade para famílias em Ronda Alta

Cerca de sete famílias foram beneficiadas

Na manhã desta quarta-feira, 28, o prefeito Marcos Miguel Beux, juntamente com o secretário da Fazenda e Planejamento, Osmar Raimondi e o diretor do departamento de Desenvolvimento Agrário, Pesqueiro, Aquícola, Indígenas e Quilombolas, Mauricio Neuhaus, esteve no cartório de Ronda Alta para realizar a entrega dos últimos títulos de 2022 de propriedade definitiva de terras. Cerca de sete famílias foram beneficiadas, as quais eram originárias da área indígena da Serrinha, que pertence ao Reassentamento 1º de Maio e possui 168,1 hectares.

Os reassentados atuam na agricultura familiar e de subsistência, onde os principais produtos cultivados nessas propriedades são milho, trigo e soja, além do cultivo da aveia, mandioca, feijão e hortaliças. Os agricultores também desenvolvem outras atividades agrícolas como a bovinocultura de corte e bovinocultura leiteira.

De acordo com Mauricio Neuhaus, a titulação definitiva dos reassentamentos é um importante passo para concluir o processo de indenização dos agricultores que foram desalojados de áreas indígenas ou barragens. Com o título definitivo das áreas, abrem-se oportunidades para melhor acesso aos créditos agrícolas, organização da sucessão familiar e a consolidação das famílias no meio onde habitam.