ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL E ESTADUAL DE ENSINO PARTICIPAM DAS AÇÕES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL E NOTA FISCAL GAÚCHA NO MUNICÍPIO DE RONDA ALTA

Na manhã desta quarta-feira, 14, a Administração Municipal de Ronda Alta, através da Secretaria de Educação e Desporto, juntamente com a Secretaria da Fazenda e Planejamento, realizou uma palestra sobre Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha. Participaram do evento a secretária de Educação, Andréia Scarpin Noetzold, o secretário da Fazenda, Roger Ferronato, a coordenadora Rafaela Perin Galioto, os servidores públicos do setor de Tributos, Gislaine Dias Corteis Manfrin, Karine Rodrigues Oliveira e Leonardo Godoi, os alunos do 9º ano das escolas municipais e estaduais, juntamente com os professores e equipe diretiva.

A palestra foi ministrada pelo disseminador de Educação Fiscal, Paulo Roberto Sanches, que na ocasião, falou sobre o programa de Educação Fiscal, que busca desenvolver, dentro das escolas, o conhecimento dos estudantes sobre seus direitos e suas obrigações. Também oportuniza a prática cidadã, tão necessária nos dias de hoje, além de viabilizar a compreensão sobre a função socioeconômica dos tributos e a construção de uma sociedade mais justa.

O disseminador Paulo destacou a importância do programa Nota Fiscal Gaúcha e as vantagens que o programa oferece aos consumidores, como sorteio de prêmios e desconto no IPVA. Além destas vantagens, ao solicitar CPF na nota, no ato de suas compras, o munícipe está contribuindo na arrecadação municipal, podendo assim, melhorar a qualidade dos serviços públicos. Para auxiliar ainda mais na compreensão dos jovens, também foram distribuídos folders explicativos dos programas.

No fim da palestra, foram divulgadas as duplas ganhadoras do concurso de redação, atividade realizada com o objetivo de incentivar e avaliar iniciativas de interesse comum dos municípios e do Estado no crescimento da arrecadação do ICMS. Em primeiro lugar com a melhor redação, as ganhadoras foram as alunas Vhalentini da Rosa e Ana Gabrielli Rinaldi, da escola Professor Alfredo Gavioli. Em segundo lugar, a dupla Lucas Manfrin e Eduardo Brunetto, da escola Herculino Baldissarella e em terceiro lugar, os alunos Brayan Matheus Taufer Pilati e Charley Antunes.
A secretária de Educação e Desporto Andréia parabenizou os ganhadores, bem como, todos os alunos que participaram e destacou a importância dos jovens compreenderem esse assunto e colaborarem com o município.