Alunos da escola Alderi Facchi visitam a Prefeitura Municipal de Ronda Alta

A professora Eliandra Dinis deu início ao desenvolvimento do Projeto de Educação Fiscal

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção" (Paulo Freire). Com este pensamento, a professora Eliandra Dinis deu início ao desenvolvimento do Projeto de Educação Fiscal com a turma do 1° ano. Com o tema "Nota fiscal também é assunto de criança", os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância de solicitar a nota ou cupom fiscal em cada compra que realizarem.

Para trabalhar com o tema, a professora Eliandra realizou diferentes atividades com os alunos, desde assistir o vídeo "Como gente grande" e dialogar sobre o assunto, até mesmo atividades lúdicas na sala de aula, como uma "vendinha" onde observaram preços e vivenciaram relações de compra e venda, lembrando sempre da nota fiscal. Os pequenos observaram ainda, de forma simbólica, a troca com o governo dos valores arrecadados com os impostos pelos investimentos para o bem da população. Para completar as atividades sobre Nota Fiscal, a professora Eliandra levou os alunos até um estabelecimento comercial da cidade para vivenciar as relações de compra e venda.

Diante disso, na tarde de terça-feira, 19, a professora Eliandra Jagiela Dinis e os alunos do 1° da tarde da escola Professora Alderi Facchi realizaram uma visita na Prefeitura Municipal, para conhecer o setor de Tributos e aprender mais sobre o trabalho realizado pelos profissionais. A turminha foi acompanhada pela coordenadora da SMED, Rafaela Perin Galiotto. Durante a visita, os alunos também conheceram alguns setores da prefeitura, como a Secretaria de Educação, onde foram recebidos pela secretária Andréia Scarpin Noetzold e o gabinete, onde foram recebidos pelo prefeito Marcos Beux, o vice-prefeito Jackson Bertocchi, que explicaram para os pequenos sobre como funciona a Prefeitura.

Na ocasião, os vereadores Lizane Graciolli Pandolfi, Lucimar Zanchet e Edivan Lunardi, juntamente com o representante do Executivo na área indígena, Romário Cândido e o professor de educação física da escola Fág Kavá estavam presentes no gabinete e parabenizaram a professora pela iniciativa do passeio e do projeto. O vereador Edivan, que também é fiscal, enfatizou sobre a importância da nota fiscal para o município e para todas as pessoas, inclusive os alunos.

O prefeito Marcos e o vice Jackson parabenizaram a professora Eliandra e agradeceram a visita especial, também colocaram a Administração à disposição de todas as escolas de Ronda Alta.