SECRETÁRIO DA CULTURA PRESENTE NO SEMINÁRIO DA PNAB

A DPM promoveu na segunda-feira, 22, um seminário sobre a PNAB – Política Nacional Aldir Blanc, evento que tinha como propósito repassar informações acerca dos recursos que estão sendo liberados para todas as cidades brasileiras. Ronda Alta esteve representada pelo secretário da Cultura Roque de Couto, o qual destacou a importância da referida lei, que injeta recursos na área da cultura nacional, estadual e municipal.

A PNAB tem como objetivo específico o fomento à Cultura, estimulando ações, iniciativas, atividades e projetos culturais, assim como garantir o financiamento e a manutenção das ações, de espaços, de ambientes e de iniciativas artístico-culturais que contribuam para o pleno exercício dos direitos culturais pelos cidadãos brasileiros. Busca, ainda, democratizar o acesso à fruição e à produção artística e cultural nos municípios.

O seminário foi organizado pela DPM Educação e dirigido pelo professor Lucas Manito Käfer, o qual elucidou praticamente todas as dúvidas que haviam sobre a destinação dos recursos. A partir de 2023, extingue-se a Lei Aldir Blanc e entra em cena a PNLB – Política Nacional Aldir Blanc, com a destinação permanente de recursos, pelo menos até o ano de 2027.

Satisfeito com o resultado do curso disponibilizado pela DPM o secretário Couto destaca que os valores liberados pela PNAB serão de fundamental importância para o desenvolvimento das atividades culturais no município. “A Administração Municipal de Ronda Alta investe um recurso considerável na manutenção das atividades culturais, de maneira especial para garantir o acesso às oficinas de ballet, banda da HB, coral, gaita, jiu-jitsu, teclado, violão e violino. Desta forma, os recursos liberados pela União serão um incremento fantástico para o aprimoramento da área cultural do município”, sintetiza o secretário.