Ronda da Cultura Gaúcha se consolida como um dos maiores eventos do Estado 

A Ronda da Cultura Gaúcha é, mais uma vez, um dos maiores Acampamentos Farroupilha do RS


Com 12 dias de muitas atrações, mais de 100 ranchos e forte movimentação do público diariamente, a Ronda da Cultura Gaúcha é, mais uma vez, um dos maiores Acampamentos Farroupilha do Rio Grande do Sul. 

A abertura da Semana Farroupilha aconteceu no sábado (09), no CTG Ronda da Saudade, com o tradicional jantar-fandango, animado pelo grupo Os Centauros. Na ocasião foi realizada uma homenagem póstuma a João Manuel Ferreira, o saudoso João Moreno, bem como, uma homenagem em vida ao tradicionalista Juarez Trombeta. As invernadas do CTG encantaram o público com suas danças típicas gaúchas.

Na manhã de domingo (10), foi realizada na Praça Mose Míssio, a abertura do Acampamento Farroupilha, com  a chegada da Chama Crioula, transportada pelo grupo de Cavalarianos Tropeiros da Ronda. Em seguida, foi feita a entrega dos títulos do Mérito Rondaltense para cinco personalidades importantes do município, sendo eles: Guilherme Soares dos Anjos, indicado pelos vereadores mirins, Marli Bernardi, indicada pela bancada da situação, Gaiteiro Vargas, indicado pela Secretaria de Cultura, Vitor Cavazini, indicado pelo Executivo e Miguel Angelo Gasparetto, indicado pela bancada da oposição. 

Ainda no domingo, a rádio Máxima FM apresentou seu programa com a participação do grupo Instrumental de Galpão e à noite, foi a vez do grupo Oh de Casa subir no palco e animar o grande público presente.

Na segunda-feira (11), começaram as apresentações artísticas das escolas municipais e estaduais de Ronda Alta, bem como, das oficinas de música da Secretaria de Cultura, apresentações e atividades das invernadas do CTG Ronda da Saudade, além do Encontro de Violeiros da rádio Navegantes. Shows como Os Serranos, Marca Fandangueira, Os quatro Gaudérios, Garotos de Ouro e Vaneraço animaram a semana de toda população e visitantes do Acampamento Farroupilha.

O sábado (16) ficou marcado pela solenidade de escolha das soberanas da Terceira idade e tarde dançante com o grupo Ronda Gaudéria, onde a corte de soberanas da Terceira Idade ficou composta por Angelina Délia Boza (segunda princesa), Cleci Fátima Ghizzi (primeira princesa) e Inês Tabaldi (rainha). No domingo (17), a programação iniciou com a belíssima e emocionante Missa Crioula, realizada pelo Padre Leandro de Mello e à tarde, foi realizado um dos destaques desta edição da Ronda da Cultura, o 1° Festival da Canção Gaúcha Voz da Querência, que trouxe intérpretes de três estados diferentes e artistas incríveis. Os grupos Tchê Sarandeio e Garotos do Fandango foram os responsáveis pela animação do final de semana. Na segunda (18) e terça-feira (19), quem subiu ao palco foram os grupos Ronda Gaudéria, Tchê Fandango e Gurias Gaúchas. Nem mesmo nos dias mais frios e mais quentes o público deixou de prestigiar os shows e apresentações. No dia 20 de setembro, último dia da 8ª Ronda da Cultura, um grande público estava presente para prestigiar o encerramento e o show do grupo rondaltense, Marca Bagual. 

O prefeito Marcos Miguel Beux, em nome de toda Administração Municipal, agradeceu todos aqueles que desde o início trabalharam e se dedicaram para a realização do evento, assim como os artistas que se apresentaram e os gaúchos que estiveram prestigiando cada atração.

A 8ª Ronda da Cultura além de ser um evento onde é celebrada a tradição gaúcha, também proporciona para o município um grande impacto econômico gerado através do consumo de bebidas e alimentação, especialmente carne, além da comercialização de demais produtos.

A Administração Municipal de Ronda Alta, através da Secretaria da Cultura, juntamente com os parceiros de evento, o CTG Ronda da Saudade, Câmara Municipal de Vereadores e o grupo de Cavalgadas Tropeiros da Ronda, enfatiza o agradecimento à todas as pessoas que prestigiaram a Semana Farroupilha, assim como, as equipes que trabalharam intensamente para que o evento fosse realizado.