CULTURA REALIZA OITIVAS DA LEI PAULO GUSTAVO

A Secretaria Municipal de Cultura de Ronda Alta está realizando as oitivas relacionadas à Lei Paulo Gustavo. Na tarde de quarta-feira o secretário da Cultura Roque de Couto esteve na Escola Alfredo Gavioli conversando com os alunos das turmas do Ensino Médio, mostrando como deve ser organizado o projeto que destina cerca de R$ 112 mil para o município.

O secretário exemplificou que tais recursos podem ser acessados por pessoas físicas, empresas e entidades representativas sem fins lucrativos, principalmente na área audiovisual, onde cerca de R$ 60 mil estão alocados. Alertou que nos próximos dias deverá ocorrer um curso de filmagem através de celular, com profissional capacitado, com o objetivo de capacitar as pessoas da comunidade para que possam qualificar-se nesta área.

Couto desafiou os estudantes para a realização de um trabalho de dança dos anos 60, 70 e 80, para futuras apresentações na cidade, como forma de incentivo à arte da dança. Por fim, esclareceu que além da LPG o município deverá receber a Aldir Blank II, oportunidade em que os artistas poderão usufruir.

SOBRE A LEI PAULO GUSTAVO

A Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022, foi criada para incentivar a cultura e garantir ações emergenciais, em especial as demandadas pelas consequências do período da pandemia de Covid-19 no Brasil, que impactou de forma trágica o setor cultural nos últimos anos. Conhecida como Lei Paulo Gustavo, em homenagem ao ator falecido em decorrência da Covid-19, ela direciona R$ 3,86 bilhões do superávit financeiro do Fundo Nacional de Cultura a estados, municípios e ao Distrito Federal para fomento de atividades e produtos culturais. Desse total, R$ 2,8 bilhões devem ser destinados ao setor do audiovisual e R$ 1 bilhão para as demais atividades.
Podem concorrer à verba da Lei Paulo Gustavo:
· Pessoas físicas;
· Empresas;
· Pessoas jurídicas sem fins lucrativos, como associações, fundações e organizações da sociedade civil.