7° Ronda da Cultura Gaúcha é um dos maiores Acampamentos Farroupilhas do Estado

Gratidão a todos que estiveram presentes na 7° Ronda da Cultura Gaúcha!

Com dez dias de atrações muito especiais, mais de 70 ranchos e intensa movimentação de público diariamente, a 7° Ronda da Cultura Gaúcha foi um dos maiores e mais belos acampamentos Farroupilha de todo Rio Grande.

A Semana Farroupilha, que iniciou em Ronda Alta no dia 11 de setembro e encerrou na noite de terça-feira, 20, contou com nove shows de grandes artistas, entre eles, Baitaca, Guri de Uruguaiana, Tchê Fandango, Aline Bosa & Grupo Entrevero, Pop Sul, Marca Bagual, Jarbas Moraes e Grupo Ecos de Sapucay, Herança Farrapa e João Luiz Correa, além de artistas locais que se apresentaram nas Tertúlias Livres, mostrando seus talentos e encantando o público. As rádios do município, Navegantes e Máxima também trouxeram artistas para animar o público, como o encontro dos Violeiros e os grupos musicais Alma de Guri e Instrumental de Galpão.

Na oportunidade, foi realizado o lançamento do livro do historiador Waldemar André Brugnera, onde consta as 14 legislaturas rondaltenses. A obra apresenta fotos, nomes e partidos políticos de todos os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, desde a primeira legislatura até a atual. Também foram realizadas diversas homenagens e o ato solene de entrega do título do Mérito Rondaltense.
O Fórum de Ronda Alta também entrou nas comemorações da Semana Farroupilha e como parte da programação, realizou uma Audiência Crioula, contando com a participação de diversas autoridades e das invernadas artísticas.

O CTG Ronda da Saudade e as escolas municipais e estaduais de Ronda Alta, grandes parceiros da Administração Municipal neste evento, também realizaram diversas apresentações belíssimas, como declamações, teatros e danças típicas apresentadas pelas invernadas artísticas. O Coral, a Orquestra Municipal e as oficinas de gaita e violão se fizeram presentes e arrancaram muitos aplausos e elogios em todas as suas apresentações, assim como os músicos do Gaitaço de Tamandaré, que fizeram o público cantar e dançar junto.

A turma da terceira idade se fez presente em todos os dias do acampamento Farroupilha, em especial, no Bailão realizado no sábado à tarde, onde eles foram os protagonistas do momento, se divertindo e dançando muito. Na véspera do Dia do Gaúcho, a programação contou com a Missa Crioula, realizada pelo Padre Tiago Wolmann, vice-postulador da causa dos Beatos Manuel e Adílio, onde um grande público se fez presente para prestigiar e receber as bênçãos do Pe. Tiago.

Para o encerramento oficial da 7° Ronda da Cultura Gaúcha, o prefeito Marcos Miguel Beux e o vice-prefeito Jackson Bertocchi, juntamente com todos os Secretários Municipais e representantes do CTG Ronda da Saudade, da Câmara Municipal de Vereadores e do Grupo de Cavalgadas Tropeiros da Ronda fizeram a extinção da chama crioula e agradeceram a cada pessoa que prestigiou a Semana Farroupilha de Ronda Alta, assim como todos aqueles que, de alguma forma, fizeram este belíssimo evento acontecer e ser um sucesso. Na oportunidade, sob forte emoção, o prefeito Marcos lançou a 8ª Ronda da Cultura Gaúcha.

A 7° Ronda da Cultura Gaúcha foi patrocinada pelo Sicredi, Farmácias São João, Cotrisal, AgroPiva, Cooperalfa, Coopac, Mach Blocos, Ceromeira, Indra, Di Domênico Materiais de Construção, Madeireira Antônio Scariot e Dec’s Indústria do Vestuário.

Gratidão a todos que estiveram presentes na 7° Ronda da Cultura Gaúcha!