Ronda Alta fará memorial ás vítimas da COVID

Projeto é uma iniciativa da Secretaria da Cultura e foi desenhado pelo arquiteto urbanista Guilherme Barea

A Praça Pedro Marcelo, antiga Praça Camões, que está sendo revitalizada pelos colaboradores do Sicredi, receberá também um memorial às vítimas da Covid. A proposta, idealizada pela Secretaria da Cultura e Turismo, é uma forma de homenagear as famílias que tiveram seus entes queridos levados pela pandemia.

Familiares e pessoas próximas às vítimas do vírus, que não tiveram a oportunidade de se despedirem, por meio do toque, poderão prestar suas homenagens a partir da conclusão do memorial.

“Essa pandemia trouxe muita tristeza para todos nós e não é só um número, mas a história de pessoas que não tiveram a oportunidade de receber sequer uma justa despedida, porém agora serão perpetuadas. Essa história vai continuar na presença dos nossos filhos, amigos, colegas de trabalho, que terão a oportunidade de contemplar algo que os remeterá à memória de quem partiu”, diz o secretário Roque de Couto.

Já o prefeito Marcos Miguel Beux diz que ninguém gostaria de estar fazendo algo nesse sentido, pois muito melhor seria ter estas pessoas no nosso convívio. Porém, o vírus as levou e resta ao Poder Público lembrar delas com respeito e carinho. “O memorial é uma forma de perpetuar estas pessoas para sempre em nosso meio”, destaca.

O projeto arquitetônico foi idealizado pelo arquiteto urbanista Guilherme Barea, rondaltense que estudou por longos anos e que retornou à terra natal nestes tempos de pandemia. Detalhes estudados pelo profissional mostram a semente da vida, a criação, a flor da vida, a identidade, a força espiritual, o sofrimento e a memória de quem partiu, a fé e a esperança. O projeto foi desenvolvido de forma gratuita, como contribuição ao município.

O memorial será um espaço para visita e reflexão. Foi idealizado de tal maneira que ao nascer do sol a luz passará por meio da flor da vida e refletirá na calçada, o mesmo ocorrendo quando o sol se por. A iluminação presente na obra significará a luz do mundo. A chapa de aço a oxidação da vida e o concreto a robustez. Serão colocados bancos para descanso e muito verde e flores, tornando um lugar aconchegante, digno de reconhecimento às famílias que tanto sofreram nesta pandemia.