Testes rápidos aumentam casos, mas alertam as pessoas

Rondaltenses precisa repensar suas atitudes

O recorde de casos positivos da Covid-19 ocorrido na segunda-feira, 21, mostra com clareza que a comunidade rondaltenses precisa repensar suas atitudes, pois em dez mil e poucos habitantes, 37 casos é um número expressivo e é necessária uma séria reflexão: por que o vírus está agindo de maneira tão acentuada?

Para o secretário de Saúde Paulo Fernandes, uma das respostas é a realização de testes rápidos disponibilizado pelo município. Hoje, se uma pessoa realizar uma consulta em qualquer uma das três unidades das estratégias de saúde, com sintomas de Covid, o paciente já é medicado e marca o dia para a realizar o teste rápido. Faz o teste e em 15 minutos já está com a resposta. Em caso positivo o paciente recebe o medicamento, prescrito pelo médico que o atendeu e é imediatamente isolado, assim como sua família e as pessoas com quem teve contato.

O secretário alerta que hoje a transmissão do vírus está muito mais rápida e ataca principalmente na família, ou seja, se um se infectar, toda a família acaba sendo contaminada, porque ninguém tem os mesmo cuidados em casa. Outro fator que é preciso ponderar é que ainda que vacinadas, as pessoas não ficam isentas e embora desenvolvam sintomas muito mais brandos, acabam contagiando outras de forma involuntária. Assim sendo, forma-se uma corrente de infectados que só vai diminuir no momento em que todos estiverem vacinados.

No que se refere à vacinação, o município chegou nesta terça-feira, 22, às pessoas com idade de 50 anos, além de gestantes e puérperas. Dependendo do número de doses aplicadas a SMS aguardará nova remessa para continuar imunizando e reduzindo a idade.

SÓ SAIA DE CASA SE FOR EXTREMAMENTE NECESSÁRIO.

EVITE AGLOMERAÇÕES!

PREFEITURA MUNICIPAL DE RONDA ALTA.

TODOS CONTRA A COVID!